Comissão Permanente e Impulsora da Semana Municipal da Umbanda e Religião de Matriz Africana
A reunião teve a participação de membros de Comissão Municipal da Umbanda e das Religiões de Matriz Africana que começou dispensando a rodada de apresentações, pelo fato dos religiosos que já se reúnem há muito tempo. Em seguida Mãe Carmen de Oxalá, ao abrir a reunião parabenizou todos pela garra e o empenho durante o ano de 2010, que lutaram bravamente para o fortalescimento do movimento religioso africanista e umbandista guaibense, que apareceu nas festividades em homenagem ao Pai Xangô com ALUJÁ na Pedra de Xango, III ª Xirê de Mãe Oxum, ambas realizadas na Praia da Alegria. Salientou a necessidade de intensificarem as ações do movimento religioso para que possam fechar o ano de 2011 com o mesmo êxito. Foi aberto o momento para receber as manifestações dos presente, Mãe Bere de Oxum diz “ que se depender de sua casa religiosa este ano será maior”, Pai Ricardo acha que “devemos agregar mais casa de religião para realizarmos a festa de Xango e Oxum”, Pai Roni elogia “a nossa comissão está evoluíndo e principalmente pela a forma que viemos discutindo e tomando decisãoes coletivas”. Seu Afonso diz “o terreira de Mãe Nilza , todo estamos muito contentes em termos participado, pela primeira vez , na construção da festa e sabe que precisamos contagiar mais terreiros para o movimento. Mãe Jane de Obá desculpa-se por não tido condições de participar devido aos problemas de saúde, Mãe Geni diz ter sentido falta de mais estruturas como arquibancadas “ não precisamos depender tanto da prefeitura“ .
O segundo Ponto da pauta
Mãe Carmen de Oxalá comentou sobre a Comissão de acompanhamento da Pesquisa Sócioeconômica e Cultural, que ainda não obtiveram noticias da publicação dos dados, também partilhou o convite que receberam dos componentes que representam o municipio de Esteio para uma reunião naquele municipio.
Terceiro Ponto de Pauta
A Mãe Geni de Iemanjá diz que não devemos abrir mão do que viemos construíndo há 3 anos, que é montarmos o Cantinho Temático de Ogum , na praça da Bandeira. O representante da Flora Santa Bárbara Sergio, sustenta apoio da Flora e disponibiliza um brinde, um Banner para divulgação. Já o representante da Seara da Verdade Eterna Cacique Fernando acrescenta que estará de plantão neste dia mas, encaminhará sua corrente espiritual. Mãe Jane de Obá , divide que esta em tratamento e talves não poderá participar mas reconhece a importância deste evento para o calendário africano e umbandista guaibense , e a união das casas que compõem a Comissão são as responsáveis por construírem juntos e com sagrificio, por isso não podemos deixar passar em branco. Foi dividido tarefas para a realização. O Cantinho Temático de Ogum , dia 23 de abril de 2011. Realização as casas de umbanda e as que de Comunidades Tradicionais de Terreiros que compõe as Comissões Impulsora e Permanente, que dispõe de tempo e disposição de assumir o compromisso de acordo com suas disponibilidades nesta data. Presentes, Mãe Berenice de Oxum,Mãe Geni de Iemanjá,Cacique Fernando, Cacique Renata, Pai Roni de Ogum, Pai Ricardo de Ogum, Sergio quadros, Mãe Jane de Obá, Afonso Machado – Templo de Jurema coma observação da psicologa Debora Lucia de Souza.
Cantinho Temático de Ogum, Ato Cultural Político e Religioso de Combate à Intolerância aos Afro-religiosos" que acontecerá no dia 23 de abril entre as 9hs as 17 hs na Praça da Bandeira, centro de Guaíba,RS, Brasil.
Maiores Informações
Fone 30556655/ 97010303/84945770