segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Pedra de Xango e Gruta de Oxum é pauta na Universidade

100_1202

A Pedra de Xangô e Gruta de Oxum da Praia da Alegria , são espaços que sugerem a reflexão  acadêmica  por sua riqueza de detalhes ,impulsionado pelo  sentimento profundo de pertencimento os religiosos de comunidades tradicionais de terreiros guaibenses, vem demonstrando necessidade de respostas.

Os conceitos são limitrofes gerando dúvidas por essas razões  as contribuições  acadêmicas serão bem vindas. A  dúvida perpassa sobre : è  área de preservação histórica?  pInteresse Cultural ?patrimônio, imaterial,  cultural? ,   sitio histórico? ou território  afro?.  Desse modo, ressaltamos que este protagonismo esta sendo capitaniado pela casa tradicional  Assobecaty – Associação Benficente Cultural Africana Templo de Yemanjá que vem buscando atenção dos gestores municipais, estaduais e federais.

A representante legal da Associação participou  da reunião sobre a questão  na ULBRA- Canoas, Universidade Luterana do Brasil, reunindo os técnicos do IPAHE- Instituto Patrimônio Histórtico Estadual, Robson e Mateus Della Rosa foram recebidos pelo Coordenador do Curso de História o Prof. Roberto Santos. Aguardem esse assunto  continua dando o que falar.

domingo, 21 de agosto de 2011

MENSAGEM DE MAE CARMEN DE OXALA AOS FILHOS DE SANTO

Após ás homenagens aos país,orixás masculinos. Que Pai Oxalá, proteja a todos os que palmilham o caminho em busca de força, proteção, aos que fogem de sua missão pedimos a misericórdia, rogo a ele  para que todos tenham, após esse agrado, um bom inicio de um novo ciclo. Desejo que todos tenham uma  boa semana,  recebam abença e o  Axé de Pai Oxalá. 

   São os votos de Mãe Carmen de Oxalá

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

INTEGRANTES DO CORPO TECNICO DO IPHAE NA ASSOBECATY

Quem entra no bairro da Praia da Alegria, observa um bairro de classe média, que se avizinha com a majestosa fabrica de celulose, a garagem da unica empresa de ônibus que faz a linha do municipio Praia 1de Guaíba a capital gaúcha, nem imagina que nesse local tem sinais visiveis da ancestralidade africana, que seriam a Pedra de Xango e a Gruta de Oxum. Para os vivenciadores das religiões de matriz afro, esses espaços despertam sentimentos de pertença, lugares que denunciam passagem de escravos. O tráfico de escravos foi reconhecido como crime contra a humanidade pela Conferência Mundial contra o Racismo, em Durban, 2001 e, desde 1993, a UNESCO desenvolve o projeto Rota do Escravo – hoje renomeado “Rotas da Liberdade” - buscando quebrar o silêncio sobre a tragédia e suas conseqüências para as sociedades modernas e para as interações culturais no mundo contemporâneo. Assim, como deve ser considerado ação criminosa aos que querem apagar essa rota, essa historia afrodescendente neste bairro. Essa é a luta que vem sendo capitaniada pela Assobecaty – Associação Beneficente Cultural Africana Tempo de Yemanjá desde o ano de 2008, para o restauro da Gruta de Oxum e a revitalização da Praça da Pedra de Xangô, durante esses 4 anos de conflitos, ganha destaque os acertos e descompassos, acordos e desacordos entre os interesses dos religiosos de matriz afro e o poder público local. Causando a necessidade de envolvimento de toda a sociedade , ministério público, governo do estado, acadêmia neste o papel da casa tradicional tem sido de articuladora,  bucando agregar pessoas para a resolução do conflito. Os integrantes do corpo técnico do IPHAE- Institutto Patrimônio Histórico e Artístico do Estado , órgão vinculado a Secretaria de Estado da Cultura – SEDAC, realizaram a 1ª Visita Técnica .

Primeiro eles conheceram alguns monumentos históricos, depois eles  visitaram a praia da Alegria . Nesta constatando  o problema da água  que avançou muito, inviabilizando a impossibilidade de  refazer a gruta no mesmo local.

Praia da alegriaEste é o lugar que a comunidade afro, deseja que seja feita a nova Gruta de Oxum, o impasse ocorre pelo entendimento da prefeitura,  que  essa área  deve ser reservada aos banhistas.

100_1104Secretária Municipal de Turísmo e Cultura Cláudia Mara  Borges, Robson da Silva Dutra Lima, IPHAE Robson- Representante legal da Assobecaty – Mãe Carmen de Oxalá , sociólogo Mateus Dalla Rosa  e  Historiadora Mirião Leão

100_1125Sociólogo do IPHAE -  Mateus   fotografando a imagem  de Mãe Oxum  Associação Beneficente e Cultural Africana Templo de Yemanjá (Assobecaty), possui o termo de depositária fiél da imagem de Oxum da Praia da Alegria.

100_1123

Essa é a imagem de Mãe Oxum da Praia da Alegria , que esta aguardando  a resolução do impasse e a vontade politica  dos gestores  para a definição do local da nova gruta .

100_1127O terreiro Mãe Carmen Oxalá, vem trabalhando  para o resgate destes espaços de resistência e de memória ancestral , demandando  esforço para que  a história da Pedra de Xango e Gruta de Oxum  faça parte da  história oficial  do Rio Grande do Sul e Brasil.

100_1129

Conheça toda a história  nos respectivos  blogs :

Pedra de Xango  : pedradexango.blogspot.com

Gruta de Oxum : Gruta de Oxum